Jubileu de Prata

É com muita alegria que anunciamos à toda a comunidade paroquial a realização do Ano Jubilar Paroquial, por ocasião dos 25 anos da paróquia. Este projeto nasceu das reflexões do Conselho Pastoral Paroquial (CPP). O intuito é que, no espaço de um ano, da festa de São Miguel de 2024 até o dia 29 de setembro de 2025, vivamos um período de ação de graças, recebendo as indulgências dos vários âmbitos da vida eclesial. Além disso, queremos promover iniciativas que nos ajudarão a saborear esse momento único em nossas vidas.

Definimos um tripé para o Ano Jubilar: formação, oração e comunhão (confraternização). Esses momentos serão distribuídos ao longo do ano, de forma que a celebração do rito de dedicação da igreja, cuja data ainda é incerta, mas provavelmente será o mais próximo possível do dia 29 de setembro de 2025 (dia exato do jubileu de prata), marcará o início de todas as nossas celebrações. A missa de dedicação do templo será o ponto de partida, com a presença de nosso arcebispo, Dom Moacir, que presidirá a Santa Missa.

ATIVIDADES PROMOVIDAS


Todo dia 29 do mês

Celebramos a Missa Votiva de São Miguel. Caso a data coincida com um domingo, a celebração será transferida para a segunda-feira seguinte. Durante essa missa, concederemos indulgências plenárias a grupos específicos da vida eclesial. Em alguns meses, esses jubileus ocorrerão em datas diferentes. Por exemplo, em outubro, mês dedicado às crianças, a indulgência será concedida no dia de Nossa Senhora Aparecida; já em março, no dia de São José, os trabalhadores receberão as indulgências no dia 19 de março. A seguir, apresentamos o calendário completo:

Outubro/2024

12 de Outubro: Jubileu das crianças
Responsáveis: Catequese, clarissas e coroinhas

Novembro/2024

29 de Novembro –  Sexta-feira, às 19h30min – Jubileu dos leigos
Responsáveis: Liturgia

23  de Novembro –  Sexta-feira às 19h30min: Baile do Jubileu de Prata: Bailei dos 25 anos
Local: NIPO ( Banda escaravelhos)

Finados (2 e 3 de novembro): Durante os dias 2 e 3 de novembro, será realizada a exposição “Homenagem aos Fiéis Falecidos”. A exposição ficará aberta após as missas dominicais, tanto no sábado quanto no domingo . As fotos de amigos e entes queridos falecidos ao longo dos 25 anos de nossa paróquia serão exibidas, permitindo que todos recordem e celebrem essas vidas.

Dezembro/2024

30 de Dezembro – Segunda-feira, às 19h30min – Jubileu das Famílias
Responsáveis: ECC, Pastoral Familiar e Ministério de Acolhida

Convidamos todas as famílias a participar das Novenas de Natal realizadas nas casas. A proposta é reunir um grupo de 9 famílias e celebrar a novena em uma casa diferente a cada dia.
O encerramento das novenas será realizado no dia 18 de dezembro, na igreja, com a Cantata de Natal, protagonizada pelas crianças da catequese.

Janeiro/ 2025

26 de Janeiro – Quarta-feira, às 19h30min – Jubileu dos voluntários
Responsáveis: Vicentinos e Rosa mística

Fevereiro/2025

27 de Fevereiro – Quinta-feira, às 19h30min – Jubileu dos jovens
Responsáveis: Grupo de orações e jovens

Março/2025

31 de Março – segunda, às 19h30 – Jubileu dos Trabalhadores
Responsáveis: Dízimo

Celebraremos a Missa de São José na praça em frente à Escola Expedicionários Brasileiros, local onde nossa fé deu seus primeiros passos. Neste dia especial, todos os trabalhadores terão a oportunidade de receber as indulgências plenárias. Traga sua carteira de trabalho para ser abençoada e participe deste momento de graça e renovação.

Abril/2025

Haverá Semana Santa e Páscoa (não teremos Jubileu neste mês).

Maio/ 2025

29 de Maio – Quinta-feira, às 19h30 – Jubileu das Mães
Responsáveis: Mães que oram, legionárias e artesanato

10 de Maio – Sábado, às 15h, realizaremos – O “Segundo Chá das Mães” (com um momento de oração, palestra e recreação).

Junho/2025

30 de Junho – segunda-feira às 19h30 – Jubileu das Pastorais da Igreja
Responsáveis: CPP

Julho/2025

26 de Julho – sábado, às 14h30 – Jubileu das Avós, enfermos e idosos
Responsáveis: Ministros da Eucaristia

Em celebração ao dia de São Camilo, patrono dos enfermos, e aos santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora e padroeiros dos avós, daremos início a um momento especial com a administração da Unção dos Enfermos. Após a cerimônia, serviremos uma deliciosa sopa, acompanhada por belas músicas que tornarão a ocasião ainda mais significativa.

Além disso, julho é o mês da nossa tradicional Quermesse! Ela acontecerá nos dois primeiros finais de semana do mês (sexta, sábado e domingo). Reserve essas datas e venha celebrar conosco em clima de união e alegria.

Agosto/2025

De 15 de agosto a 29 de setembro, viveremos a Quaresma de São Miguel.
Em breve, informaremos a data da Missa de Dedicação da Igreja de São Miguel.

Setembro/2025

29 de setembro, segunda, dia de nosso padroeiro e dos santos arcanjos: celebração dos 25 anos da paróquia.

No dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos, iniciaremos as celebrações do ano jubilar em comemoração ao Jubileu de Prata de nossa paróquia, que culminará em 29 de setembro de 2025.

Simultaneamente, estaremos unidos à Igreja na celebração do Ano Santo do Jubileu Ordinário de 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”. Para marcar os eventos desse período especial, foi criado um selo comemorativo exclusivo do Jubileu.

A palavra Jubileu possui profunda raiz bíblica e refere-se à bondade de Deus, fonte de perdão e abundância de graças para o Seu povo. Este é também um momento de ação de graças pela constante presença da graça divina ao longo da história de nossa paróquia. Cada etapa desse percurso é permeada pela presença do Senhor, que nos abençoa com Sua benevolência e solicitude.

A fachada de nossa igreja, símbolo marcante no coração dos paroquianos e devotos de São Miguel, representa o espaço consagrado a Deus e evidencia a presença viva de nossa paróquia no seio da sociedade, testemunhando e proclamando o Evangelho do Reino.

O caminho trilhado ao longo desses 25 anos reflete o tempo vivenciado por nossa comunidade: um rico processo histórico herdado dos primeiros membros, que, com amor e dedicação, lançaram os alicerces de nossa paróquia. É nossa missão entregar este legado aos futuros paroquianos, ainda mais belo e sempre fecundado na Palavra do Senhor.

Manifestamos nossa profunda gratidão ao Conselho Pastoral Paroquial, articulador do Projeto Jubilar, fundamentado no tripé: celebração, formação e comunhão. Agradecemos também à Comissão do Jubileu pelo empenho em organizar e direcionar todos os eventos comemorativos deste marco tão especial.