A salvação do povo sou eu, diz o Senhor: de qualquer tribulação em que clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Na Eucaristia encontramos o sustento para seguir Jesus no caminho do serviço fraterno, em meio às provações da vida. Aos olhos de Deus, o valor de uma pessoa consiste no serviço que presta generosamente ao próximo. Peçamos ao Senhor, nesta liturgia, que nos favoreça com sua sabedoria, para que nossa prática religiosa nunca se confunda com a busca de prestígio e poder.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo : João 6,60-69
Aleluia, aleluia, aleluia..
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, / a fim de alcançarmos a glória / de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
É a segunda vez, em Marcos, que Jesus prediz sua paixão-morte-ressurreição. Os discípulos continuam sem entender o recado de Jesus, pois persistem com ideia falsa a respeito do Messias. Jesus lhes havia ensinado as condições para segui-lo. Os discípulos, porém, esquecidos ou desatentos, discutem entre si qual deles seria o chefe (no Reino). Não respondem à pergunta de Jesus (o que discutiam?), já que a conversa não era edificante (competição no grupo). Jesus não usa meios-termos: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos”. Para reforçar seu ensinamento, serve-se da presença de uma criança, símbolo da simplicidade e da abertura de coração, virtudes que os discípulos precisam aprender e praticar. Condições básicas para ser discípulo na comunidade de Jesus.
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/22-domingo-6