Como criancinhas recém-nascidas, desejai o leite legítimo e puro, que vos vai fazer crescer na salvação, aleluia (1Pd 2,2).
Demos graças ao Senhor, porque ele é bom e eterna é sua misericórdia! Neste domingo da misericórdia divina, acolhemos o dom do Espírito Santo e da paz. O Ressuscitado está presente na assembleia que se dispõe a viver em busca de caminhos comuns, amando a Deus e aos irmãos e pulsando num só coração e numa só alma. Sua presença nos anima a superar o medo e a sermos promotores de uma sociedade reconciliada.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo : João 20,19-31
Aleluia, aleluia, aleluia..
Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creram sem ter visto! (Jo 20,29)
9Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais, diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
O Concílio Vaticano II propõe abrir as portas e as janelas da Igreja para arejá-la. Dois mil anos antes, Jesus já alertava os discípulos a saírem, lançando-se na missão, e a não ficarem trancados, com medo, dentro de quatro paredes. No começo do terceiro milênio da Era Cristã, não podemos mais dormir com a mentalidade de séculos passados. Está na hora de arejar nossa mente e nosso coração, atentos aos sinais dos tempos, e perceber os novos desafios que a atual “mudança de época” nos impõe. O Documento de Aparecida nos alerta a sermos discípulos e missionários. Discípulos sempre atentos à mensagem do Mestre, e missionários enviados a levar a paz – sempre mais desafiadora, por dar a impressão de que ela é vencida pela violência – e a reconciliação, no meio de uma sociedade cada vez mais arrogante e intolerante. Já fomos iluminados e fortalecidos pelo Espírito prometido por Jesus. Portanto, é o momento de assumirmos a missão que ele nos deixou. O Documento de Aparecida nos diz que “não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado e anunciado a todos” (DA, 14).
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.YQ-1O4hKjIU
LINK DA TRANSMISSÃO DA SANTA MISSA