QUARESMA DE SÃO MIGUEL
32° DIA: 20/09/22 – Salmo 30 – AGRADECIMENTO PELA SAÚDE
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós! (3X)
Antífona
São Miguel Arcanjo, espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em nosso lares. Guardai nossos trabalhos e nossos negócios. Trazei a paz e a harmonia para nossa cidade. Fazei que humildemente nos aproximemos do Deus justo e santo. Amém.
Palavra de Deus (Mateus 6,31-34)
Disse Jesus: “Não vivam preocupados, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Com que nos vestiremos?’ Porque são os gentios que se preocupam com todas essas coisas. O Pai de vocês que está nos céus sabe que vocês precisam de tudo isso. Busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas ficarão garantidas para vocês. Assim, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu mal”.
Meditação
Quando a consolação espiritual é dada por Deus, recebe-a com ação de graças, compreende tratar-se de um dom de Deus, não de merecimento teu, e não te ensoberbeças. Não te regozijes demais nem presumas futilmente de ti, mas sê, antes, mais humilde em consequência do dom, mais cauteloso também e mais timorato em todas as tuas ações, porque aquele momento passará e virá a tentação.
Quando te for tirada a consolação, não te desesperes imediatamente, mas espera, com humildade e paciência, a vista celeste, pois Deus é poderoso para restituir-te maior graça e consolação.
Isso não é novo, não é estranho para os que têm experiência no caminho de Deus, pois houve muitas vezes, nos grandes santos e nos antigos profetas, o compasso de uma alternância tal. Por isso alguém, já em presença da graça, afirmava: “Em minha tranquilidade eu dizia: ’Não fracassarei jamais!’” (Sl 30,7).
Uma vez, porém, que a graça se ausenta, acrescenta aquele que tiver experimentado em si, dizendo: “Mas me ocultaste a tua face, e fiquei perturbado” (Sl 30,8).
Em meio a essas coisas, porém, jamais desespera, mas roga ao Senhor com mais insistência e diz: “Senhor, eu clamei voltado para ti, para meu Deus dirigir uma súplica” (Sl 30,9).
E por fim, recolhe o fruto da sua oração, atestando que foi ouvido e dizendo: “Ouve, Senhor, e sente piedade de mim. Sejas tu, Senhor, o meu socorro!” (Sl 30,11). Mas auxiliou-me em quê? “Mudaste o meu lamento em dança, tiraste-me das roupas de saco para roupas de festas” (Sl 30,12).
E se assim ele agiu com os grandes santos, não é motivo de desespero para nós, fracos e pobres, que nos encontremos por vezes em frieza, por vezes em fervor. Pois o Espírito vem e retira-se segundo o beneplácito da sua vontade (cf. Jo 3,8). Daí que o bem-aventurado Jó diga: “O que é mortal, para que dês importância a ele, e fixes nele tua atenção, para que os examines a cada manhã e o coloques à prova todo momento?” (cf. Jó 7,17-18). Em que posso, então, esperar, ou em que devo confiar, a não ser apenas na grande misericórdia do Senhor, apenas na esperança da graça celeste?
Oração de cura a São Rafael Arcanjo
Oh, bondoso São Rafael Arcanjo, eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos pela doença ou enfermidade corporal.
Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobias e seu nome significa “O Senhor Cura”.
Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual:
(Fazer o pedido)
Se for da vontade de Deus, cura minha enfermidade ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma.
Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de Deus na oração e na comunhão.
Quero imitar-te em tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas.
Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus.
Arcanjo São Rafael Bendito, tu que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do Trono de Deus, venha à minha vida e ajuda-me neste momento de prova.
Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão.
Grande Médico de Deus cura-me como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do Criador.
São Rafael, Recurso de Deus, Anjo da Saúde, Medicina de Deus, roga por mim.
Amém.
LADAINHA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo,
para que sejamos dignos de Suas promessas.
Oração:
Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, essa sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO:
Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.
É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória.
Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte.
Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, para que não pereçamos no supremo juízo.
Amém.
ORAÇÃO AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS
Augusta Rainha dos céus, soberana Mestra dos Anjos, vós que, desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, nós Vo-lo pedimos humildemente, enviai Vossas legiões celestes para que, sob Vossas ordens, e por Vosso poder, elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo lhes a insolência e lançando-os no abismo.
Quem é como Deus?
Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança.
Ó Mãe Divina, enviai os Santos Anjos para nos defenderem, e repeli para longe de nós o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos defendei-nos e guardai-nos. Amém.
Ave Maria…
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.