2º DA QUARESMA

Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto! (Sl 26,8s)

Nesta liturgia, somos convidados a escutar o que Jesus tem para nos dizer com sua Palavra e a contemplar seu rosto luminoso na Eucaristia. Permanecendo firmes na fé no Senhor, nossa luz e salvação, celebremos a páscoa semanal, que se realiza nas pessoas dispostas a transfigurar a realidade, promovendo o bem e a vida.

Evangelho: Lucas 9,28-36

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.

Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Lc 9,35) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, 28Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 

30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. 33E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. 

35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz!” 36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. – Palavra da salvação.

Reflexão:

2º DOMINGO DA QUARESMA

Celebramos o domingo da transfiguração. Jusus não foi no monte para ser transfigurado… Ele foi até lá para rezar junto com os discípulos. Geralmente Ele rezava sozinho, mas nesse dia Ele rezou com os discípulos. A força da oração foi tão grande que ele se TRANSFIGUROU!
Hoje somos Convidados a buscar a transformação. Como podemos mudar a nossa vida? Como podemos nos transfigurar pela força da oração?
A nossa vida em Deus é um “já” e um “ainda não”, ou seja, no nosso batismo experimentamos a graça do encontro, Deus nos incorpora na sua filiação, nos tornamos filhos de Deus, membros do corpo do Cristo, templos do Espírito Santo e irmãos uns dos outros! Deus habita em nós e nos tornamos irmãos!
Deus caminha conosco, eis o sentido da sua vida, mostrar que Ele está conosco e nos dá a sua GRAÇA!
Hoje vemos na leitura uma figura muito importante, modelo de fé: ABRAÃO, homem que confiou, depositou toda a sua fé em Deus.
Precisamos confiar em Deus. Ele sempre nos oferece muito mais do que necessitamos. Precisamos estabelecer um vínculo de confiança, amizade com Deus.
Como então nós transfiguraramos em Cristo?
É o que a 2ª leitura nos mostra: devemos ser imitadores e apaixonados de Cristo!
O “já” é viver a graça, e o “ainda não” é a nossa transfiguração! É o que nos espera além dessa vida!
Para alcançarmos essa transfiguração devemos seguir os 3 passos:

  1. Conhecimento de Cristo;
  2. Imitação de Cristo;
  3. Comunhão com Cristo.

COMUNHÃO + ORAÇÃO = caminho para a nossa transfiguração!

Rezemos nessa semana a fim de que sejamos colaboradores da graça, e que sejamos como o Cristo! Venhamos ao monte (Igreja), onde recebemos o sacramento da Eucaristia, e desçamos para a missão!

Homilia Pe. Matheus
15.03.2022

Homilia Dominical Transcrita por Lesciane Mael

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.Yi1PQ3rMLIV