3º DO TEMPO COMUM

Foi o Senhor quem me mandou / boas notícias anunciar; / ao pobre, a quem está no cativeiro, / libertação eu vou proclamar! (Lc 4,18) 

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95,1.6).

Neste dia consagrado ao Senhor, domingo da Palavra de Deus, reunimo-nos para celebrar a Eucaristia, para a qual converge a vida das comunidades cristãs, corpo de Cristo. Jesus apresenta e nos convida a seguir seu programa de vida: o anúncio da Boa-nova aos pobres. Façamos memória da prática libertadora daquele que é o Ungido do Pai.

Evangelho: Lucas 1,1-4; 4,14-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Foi o Senhor quem me mandou / boas notícias anunciar; / ao pobre, a quem está no cativeiro, / libertação eu vou proclamar! (Lc 4,18) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra. 3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste. Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas, e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18″O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Lucas teve a feliz ideia de deixar-nos uma Boa Notícia a respeito da vida e missão de Jesus. O texto de hoje é constituído de duas partes bem distintas: o motivo pelo qual o autor decidiu escrever o livro; o discurso na sinagoga, com o qual Jesus define sua missão. Ao mostrar as fontes que utilizou para escrever o Evangelho, Lucas tem em mente propor a solidez dos ensinamentos dos apóstolos, apresentando ao leitor condições para conhecer Jesus. Seu objetivo, portanto, é fazer com que todos os que amam a Deus (Teófilo) acolham essa bonita mensagem que nos deixou. A seguir, Jesus foi a Nazaré, e no sábado entra na sinagoga como de costume. Num desses encontros, ele apresenta, fundamentado no profeta e ungido pelo Espírito, a essência da sua missão: libertar os pobres das condições que os escravizam e os desumanizam. Esse é o ponto de partida para uma nova humanidade. A missão de Jesus deve ser continuada pelas Igrejas e por cada discípulo e discípula do Mestre. Fazer o bem, promover a vida e ser solidário com o necessitado, eis aí o compromisso de todo cristão e das pessoas de boa vontade. A Igreja de Jesus é a Igreja dos que sofrem, ou, como diz o papa Francisco, “a Igreja para os pobres”. O papa entendeu muito bem a mensagem de Jesus e procura transmiti-la à humanidade.

(Dia a dia com o Evangelho 2022)

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.YeylVIhKjIU

Homilia Padre Mateus Zagato

HOJE CELEBRAMOS A PALAVRA DE DEUS!

A palavra de Deus hoje tem como objetivo falar sobre ela mesma! O valor da palavra de Deus na nossa vida de comunidade, de grupos de discípulos que se reúnem para se alimentar da PALAVRA DE DEUS E DA EUCARISTIA!
A igreja vive da PALAVRA e o do PÃO repartido que é Jesus.

Todos os domingos estamos aqui realizando esse mesmo gesto, fazendo em memória de Cristo em que Ele se faz presente.
Vimos Jesus indo até o templo no sábado (“conforme era do seu costume”) mostrando que Ele era um homem religioso, que vai viver, alimentar a sua fé em COMUNIDADE.
Nós cristãos batizados, também precisamos vivenciar a nossa fé em COMUNIDADE. Vir a missa aos domingos faz parte dos mandamentos e é um ato importante em que vivemos a nossa fé com nossos irmãos, com a comunidade.

E QUAL O PASSO A PASSO PARA VIVERMOS BEM O RITO DA MISSA?
O rito da missa não do padre nem da comunidade é de CRISTO!
Se prestarmos atenção a cada gesto, cada parte celebrativo da missa não conseguiremos mais ficar sem viver esse rico momento, pois ele alimentará a nossa vida durante toda a semana, até o próximo encontro.

A missa começa EM CASA quando nos preparamos para a celebração.
A Igreja é bonita quando por causa da devoção da comunidade.

Vimos nas leituras de hoje que o profeta Esdras fomenta a escuta da palavra de Deus a fim de que o povo volte ao caminho e volte a praticar as coisas certas. Quando o profeta proclamava a palavra de Deus o povo chorava diante de tanta riqueza!
Durante a missa o gesto de sentar para ouvir as leituras serve para que possamos absorver o máximo possível da Palavra de Deus.
Mas temos que abrir nossos ouvidos e nosso coração, por isso que precisamos nos preparar desde casa, para que cheguemos aqui preparados para viver a Palavra e a Eucaristia de forma mais plena possível!
Quando fazemos Deus nos proporciona inúmeras bençãos!

“Se todos os cristãos soubessem o que acontece na missa nós morreríamos de amor” São João Batista Vianney

Abramos o nosso coração e a nossa vida!
Vivamos a Santa missa de maneira plena!
Rezemos, celebremos esse ato de amor e vivamos a nossa fé EM COMUNIDADE!
Convidamos você a começar o seu dia rezando com a Palavra de Deus.
Que o Senhor nos ajude a viver bem a nossa fé amando a palavra de Deus!

Homilia Pe. Matheus 23.01.2022
3º Domingo do Tempo Comum

Transcrita por Lesciane Mael