Batizado o Senhor, os céus se abriram e, como uma pomba, o Espírito pairou sobre ele. Então a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho dileto, nele está todo o meu amor (Mt 3,16ss).
Concluindo o tempo do Natal, reunimo-nos para a festa do Batismo de Jesus, que passou pelo mundo fazendo o bem. Ao buscar o batismo, o Filho de Deus se solidariza com todo o povo; ungido pelo Espírito, assume publicamente a missão salvadora. A nós, batizados em nome da Trindade, o Senhor nos chama a construir um mundo melhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo : Lucas 3,15-16.21-22
Aleluia, aleluia, aleluia..
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)
Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. 21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu benquerer”.
Palavra da Salvação
Reflexão
O povo vivia em expectativa pela vinda de um libertador e se perguntava se João não seria o Messias. João esclarece, dizendo que viria alguém “mais forte” do que ele. Não quer ser confundido com o Messias. Ele simplesmente batiza com água, sinal de purificação e de conversão, e se coloca a serviço. O que há de vir batizará com “espírito e fogo”, batismo de salvação e julgamento. É o dinamismo do espírito e o fogo de Pentecostes que anima os seguidores de Jesus para a vivência e o anúncio da Boa-nova do Messias. Jesus se mistura ao povo e busca o batismo de João. Enquanto é batizado, o céu se abre e proclama que Jesus é o “Filho amado”. A festa do batismo de Jesus é ocasião propícia para refletir e renovar nosso compromisso batismal. A exemplo de João Batista, somos chamados a proclamar o “mais forte” e não exaltar a nós mesmos. O batismo nos compromete com o projeto de Jesus. Iluminados pelo Espírito, fortalecemos e renovamos nossa fidelidade no seguimento a Jesus.
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/12-domingo-9/