14º DO TEMPO COMUM

Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça (Sl 47,10s).

Somos convidados a dirigir nossos olhos e nosso coração a Jesus, que nos acolhe e sustenta nosso ânimo com sua Palavra e com a Eucaristia. Rejeitado em sua própria terra pelos seus, o Senhor se compadece de nossas necessidades, fraquezas e angústias e nos fortalece com sua graça. Celebrando a páscoa semanal, reconheçamos que Deus nos fala também por meio dos simples e dos pobres.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos 6,1-6

Aleluia, aleluia, aleluia..

O Espírito do Senhor / sobre mim fez a sua unção; / enviou-me aos empobrecidos / a fazer feliz proclamação (Lc 4,18). 

 Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. 

Palavra da Salvação


REFLEXÃO

Jesus se encontra na sinagoga de Nazaré e, sempre bem-disposto, aí começa a ensinar. Essa sua atitude, provavelmente, incomoda os fariseus e doutores da Lei, porque, em geral, eles é que tomam a palavra para explicar as Escrituras. As pessoas simples, porém, escutam os ensinamentos de Jesus e ficam maravilhadas, pois ele demonstra sabedoria, e suas palavras são acompanhadas por milagres. A admiração dura pouco; logo cede lugar à incredulidade. Jesus é muito humano, próximo, de origem simples. Essa imagem não condiz com a grandiosidade do Messias que esperavam! Não conseguem perceber que Jesus, o Filho de Deus, aí está para cumprir a vontade do seu Pai celeste. Permanecem fechados à sua mensagem, de tal modo que ele “não conseguia fazer aí nenhum milagre. Curou apenas alguns doentes”.

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/7-domingo-8

Link da Santa Missa