1º DO ADVENTO

A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).

Atendendo ao convite do salmista, queremos celebrar o início do novo ano litúrgico na esperança da alegria e da paz. Advento é tempo de preparação para o Natal, no qual festejamos a encarnação daquele que nos traz a salvação. Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor, para acolher os sinais do Reino de Deus, presente entre nós.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)

.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo  Mateus 24,37-44

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois, nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

Palavra da salvação.

Reflexão

Com este domingo, iniciamos simultaneamente o tempo do Advento e o novo ano litúrgico. O Evangelho de hoje usa a linguagem apocalíptica – forma de expressão bastante comum no tempo em que o Evangelho foi escrito e nos momentos de crises e dificuldades – que, a princípio, pode assustar, mas lembremos que o Evangelho é sempre uma Boa Notícia, mensagem de alegria e esperança. O texto repete três vezes a expressão “vinda do Filho do Homem”. O apelo é para ficar preparados para sua chegada, comparada a três cenas: o dilúvio, os trabalhadores e o ladrão. O Filho do Homem já veio, já está presente entre nós, é preciso perceber sua presença. Para isso, basta assumir cotidianamente os próprios compromissos: trabalhar, comer, beber, descansar, guardar a “casa”… Estar vigilante e preparado é fazer bem o que temos de fazer. Fazer tudo conforme a vontade e a “glória de Deus”, e a vontade e a glória de Deus é que toda pessoa tenha vida com dignidade. Trabalhar e construir sobre os fundamentos da Palavra de Deus, colaborando com a obra de Deus, valorizando-a e preservando-a. Cada um colhe o que semeia. O Vaticano II alerta sobre os sinais dos tempos e nos convida a estar sempre atentos ao que acontece no cotidiano. (Dia a dia com o Evangelho 2022)

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/27-domingo-6/#.Y4V3qnbMLIU

Link Santa Missa