QUARESMA DE SÃO MIGUEL
37° DIA: 26/09/22 – Salmo 105 – TESTEMUNHO DA MARAVILHAS DE DEUS
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.
Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós! (3X)
Antífona
São Miguel Arcanjo, apresentai ao Altíssimo as nossas orações e súplicas, para que depressa desçam sobre nós as misericórdias do Senhor. Que nunca deixemos de trilhar o caminho do Senhor, nosso Deus. Afastai de nós todo o perigo, ó príncipe de milícia celeste. Amém.
Palavra de Deus (Hebreus 11,1-3.27-29)
A fé é a firme garantia do que se espera, a prova do que não se vê. Por causa da fé, os antigos foram aprovados por Deus. Pela fé, compreendemos o que o mundo foi formado pela palavra de Deus. Foi assim que de coisas invisíveis se originou o que vemos. Pela fé, Moisés abandonou o Egito sem temer a ira do rei, pois se agarrava ao invisível como se fosse visível. Pela fé, celebrou a Páscoa e aspergiu com sangue, para que o exterminador não matasse os primogênitos de Israel. Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como se fosse terra seca, enquanto os egípcios, tentando fazer o mesmo, se afogaram.
Meditação
“Fala, Senhor, que o teu servo escuta” (1Sm 3,9). “Sou teu servo: ensina-me a compreender, e conhecerei os teus testemunhos” (Sl 119,125). “Inclina meu coração para os teus testemunhos, e não para os gestos interesseiros” (Sl 119,36; cf. Dt 32,2).
Outrora diziam a Moisés os filhos de Israel: “Fale você conosco, e nós ouviremos. Não nos fale o Senhor, senão morreremos” (Ex 20,19) Não é assim, Senhor, não é assim que eu rogo, mas suplico, antes com o profeta Samuel, humilde e afetuosamente: “Fala, Senhor, que o teu servo escuta” (1 Sm 3,9).
Não me fale Moisés, nem algum dos profetas, mas fala-me, de preferência, tu mesmo, Senhor Deus, inspirador e iluminador de todos os profetas, pois tu sozinho, sem eles, podes instruir-me perfeitamente. Eles, porém, sem ti, em nada ajudarão. Podem, certamente, fazer ressoar palavras, mas não conferem espírito.
Belissimamente falam, mas, se te calas, não inflamam o coração. Oferecem letras, mas tu lhes abres o sentindo (cf. Lc 24,45). Proferem mistérios, mas tu abres o entendimento das coisas significadas. Publicam mandamentos, mas tu ajudas a cumpri-los (cf. Fl 2,13). Mostram o caminho, mas dás ânimo para caminhar.
Eles agem tão somente de fora, mas tu instruis e iluminas os corações (cf. Eclo 2,10). Regam eles por fora, mas tu dás a fecundidade (cf. 1Cor 3,7). Clamam eles com palavras, mas tu concedes ao ouvido entendimento (cf. Jó 32,8).
Não me fale, pois, Moisés, mas tu, Senhor meu Deus, eterna Verdade, para que não suceda que, talvez, eu morra e fique sem fruto, se tiver sido admoestado tão somente por fora, mas não inflamado por dentro; e não me sirva de condenação a palavra ouvida e não praticada, conhecida e não amada, crida e não observada (cf. Tg 1,22). ” Fala, pois, Senhor, que o teu servo escuta: tu tens, com efeito, palavras de vida eterna” (1Sm 3,9; cf. Jo 6,68).
Fala-me para dar alguma consolação à minha alma e emenda a toda a minha vida, bem como para a tu glória e perpétua honra (cf. 1 Pd 1,7).
LADAINHA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo,
para que sejamos dignos de Suas promessas.
Oração:
Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, essa sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO:
Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.
É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória.
Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte.
Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, para que não pereçamos no supremo juízo.
Amém.
ORAÇÃO AUGUSTA RAINHA DOS CÉUS
Augusta Rainha dos céus, soberana Mestra dos Anjos, vós que, desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, nós Vo-lo pedimos humildemente, enviai Vossas legiões celestes para que, sob Vossas ordens, e por Vosso poder, elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo lhes a insolência e lançando-os no abismo.
Quem é como Deus?
Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança.
Ó Mãe Divina, enviai os Santos Anjos para nos defenderem, e repeli para longe de nós o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos defendei-nos e guardai-nos. Amém.
Ave Maria…
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.