Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia! (1Pd 2,2)
Neste domingo da misericórdia divina, celebremos o Senhor, reconhecendo os sinais e maravilhas que realiza na vida dos seus fiéis. Sua Páscoa se manifesta nas pessoas e comunidades que dão testemunho de misericórdia, reconciliação e paz. Jesus, “o Primeiro e o Último”, passou da morte para a vida a fim de nunca mais se afastar de nós.
Evangelho: João 20,19-31
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creram sem ter visto! (Jo 20,29) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30Jesus realizou muitos outros sinais, diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
Palavra da salvação.
Reflexão:
2º DOMINGO DA PÁSCOA
Hoje também chamamos esse domingo do domingo da Divina Misericórdia!
O objetivo central do evangelho está no versículo 29, em que Jesus fala que feliz aqueles que acreditaram sem ter visto.
Refletimos Hoje sobre uma das aparições de Jesus e temos como uma das figuras centrais Tomé, conhecido como o incrédulo, pois não acreditou que Jesus havia aparecido ao outros discípulos. Os outros discípulos também não acreditaram, mas Acredita-se que Tomé ganhou esse adjetivo por ter demorado mais a acreditar.
Jesus apareceu para o GRUPO dos discípulos, falou, desejou a paz, e Tomé não estava presente.
Jesus poderia ter aparecido pra Tomé alguns dias depois, mas apareceu somente quando todos estavam juntos 8 dias depois. Por que Jesus fez isso? Porque quis nos dizer que Ele está na COMUNIDADE! É na comunidade de fé fazemos a experiência do Cristo Ressuscitado, do amor de Deus!
Na missa nos encontramos com o Cristo, e acontece como aconteceu naquele encontro: ouvimos sua palavra, praticamos o perdão, partilhamos da presença do Cristo Vivo. Na comunidade nossa fé AMADURECE e se DESENVOLVE! A nossa fé na partilha cresce e da frutos!
Hoje também lembramos do Jesus misericordioso, dia em que nós pobres pecadores podemos recorrer a sua divina misericórdia, lembramos da água que sai do lado de Jesus e dos sacramentos que foi nos deixado, da sua paixão e da sua misericórdia que nos salvou
Nessa semana nos recordemos Do evangelho de hoje e para o quadro da divina misericórdia e rezemos pedindo que acreditemos na sua presença viva e na sua divina misericórdia!
Que o Cristo venha ao nosso encontro e aumente a nossa fé e nos ajude a sermos mais misericordiosos e a partilhar nossa fé em comunidade!
Homilia Pe. Matheus
Transcrita por Lesciane Mael