QUINTA-FEIRA – MISSA DA CEIA DO SENHOR (missa vespertina)

Evangelho: João 13,1-15

Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.

Eu vos dou este novo mandamento, / nova ordem agora vos dou, / que também vos ameis uns aos outros, / como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. 8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. 10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. 11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Palavra da salvação.

Reflexão:

QUINTA-FEIRA SANTA

Iniciamos esse dia solene é muito importante. A vida da Igreja pois hoje é um dia muito especial: primeiro porque no dia de hoje celebramos a missa dos Santos Óleos, que é a missa da unidade. Nessa celebração os sacerdotes renovam sua promessa de fé, suas promessas, seu sim. Os Santos Óleos são abençoados. Eles que que serão utilizados na crisma, na unção dos enfermos…
Eles representam a força da unidade da fé, que existe graças ao Espírito Santo que nos congrega.
Após o por do sol, rezamos a ceia do Senhor! Dia memorável para a Igreja! Imaginamos a angústia de Jesus que sabia o que ia acontecer, mas sabemos que foi momento de despedida, de partilha, Ele nos entrega 3 grandes dons:
A EUCARISTIA que é Jesus se dá por nós, a Eucaristia É JESUS CRISTO, que se dá por nós a fim de estreitar a relação de Deus com a humanidade.
O SACERDÓCIO MINISTERIAL, os sacerdotes que continuam a missão do Cristo
O MANDAMENTO NOVO: o mandamento do AMOR “amai uns aos outros assim como eu vos amei”

No gesto do lava-pés nos lembremos sempre que o sentido do cristão é o SERVIÇO, servir uns aos outros, seu trabalho, sua comunidade, amando uns aos outros assim como Ele nos amou.
Jesus com toda a sua humildade Ele mostra ao mundo como devemos agir!
Para a comunidade cristã quem é o maior? É aquele que serve!
Por isso q ué a Igreja é o espaço do serviço, para aquele que quer aprender. A comunhão é um santo remédio para nós pecadores, é a força que nos ajuda e nos leva a viver esse amor! Feliz de quem ama, feliz de quem adora!

Que na Eucaristia possamos buscar essa força e que no serviço, amemo-nos uns aos outros! Que nesse tempo Pascal celebremos a alegria, a alegria de estamos reunidos em comunidade!

Homilia Pe. Matheus
14.04.2022

@zagatomateus