5º DA QUARESMA

A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro (Sl 42,1s).

Reunidos para celebrar a Eucaristia, somos convidados a acolher o amor e a misericórdia de Deus, derramados sobre nós como rios em terra seca. A páscoa de Cristo se manifesta nos corações que buscam a comunhão com ele; lancemo-nos, pois, para a frente em nossa caminhada de fé, buscando superar o espírito de preconceito e condenação.


Evangelho: João 8,1-11

Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João


Naquele tempo, 

1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”.

– Palavra da salvação.

Reflexão Homilia

Estamos nos aproximando da Páscoa e nas leituras de hoje vemos um Deus que é misericordioso, que quer nossa alegria, nossa paz.
Na 1ª leitura lembramos da passagem do mar vermelho e Deus convida a esquecer as coisas do passado e a enxergar coisas novas. Deus promete correr a água onde não mais chovia, voltar a paz e a alegria
Na 2ª leitura, Paulo faz uma reflexão a cerca de tudo aquilo que o atrapalhava estar com o Cristo, por isso ele esquecia o passado e olhava pra frente, olhava para Jesus! Ele era sua meta.
E no evangelho lembramos da passagem que Jesus vai para o monte das oliveiras rezar e quando Ele desce encontra um multidão pronta para escutá-lo quando os mestres da Lei levam até Ele uma mulher que tinha cometido adultério. Os homens queriam um motivo para condenar Jesus, e eles perguntam a Jesus o q deveriam fazer. Naquele momento Jesus se abaixa até a mulher e faz a reflexão com o povo: “ quem não tem pecado atire a primeira pedra”. Ninguém teve coragem de condená-la… depois Jesus volta o olhar para a mulher e faz com que ela também pense no seu pecado, mas age com misericórdia e a perdoa. Jesus transmite o amor, a misericórdia.
Que nessa semana possamos pensar, Todos somos pecadores mas Deus nos perdoa e nos chama a conversão. Que possamos enxergar além e continuemos a preparar o nosso coração para a Páscoa do nosso Senhor. Que em nossa confissão lembremos que é Cristo que nos perdoa e que somos convidados sempre à conversão.

Homilia diác. Caetano
Transcrita por Lesciane Mael

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/3-domingo-3/#.YkjjPejMLIU

(Dia a dia com o Evangelho 2022)