3º DA QUARESMA

Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, porque livra os meus pés da armadilha. Olhai para mim, tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz (Sl 24,15s).

Aproximando-nos do Deus da vida nesta santa liturgia, vamos nos abrir ao apelo que ele nos dirige neste tempo quaresmal. Somos convidados a assumir uma caminhada de conversão, apresentando ao Senhor os frutos que ele de nós espera. Jesus, na Eucaristia, é o divino vinhateiro que fecunda nosso coração e o rochedo que sustenta nosso viver.

Evangelho: Lucas 13,1-9

Glória e louvor a vós, ó Cristo.

Convertei-vos, nos diz o Senhor, / porque o Reino dos céus está perto (Mt 4,17). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

 1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.

 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 

4E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 

6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás”.

Palavra da salvação.

Reflexão:

3ºDOMINGO DA QUARESMA
Nesse domingo o sentimento que brota em nosso coração é: Deus é paciente, é misericordioso!
Na leitura de hoje vemos a figura de Moisés, homem importante na história.
Certa vez foi ajudar alguém e se “meteu” em uma encrenca, pois acabou matando o homem em meio à confusão. Ele se refugiou no monte Sinai, no campo e quando cuidava dos animais viu a sarça ardente. Naquele momento Deus se apresentou a Moisés! Mostrou a ele que Deus é o um Deus próximo, que se aproxima de nós!
Moises perguntou o nome de Deus, e Deus respondeu: “Eu sou o que sou” um Deus que se basta! É um Deus que ESTÁ junto, que caminha conosco!
“Eu sou aquele que estou”
Quanto amor de Deus por nós!
No evangelho Jesus fala por meio de parábolas. Vemos a história de homens que morreram na construção de uma torre. As pessoas acreditavam que eles morreram porque pecaram, porque foram castigados, mas Jesus traz outro olhar, mostra o AMOR de Deus. A morte foi uma fatalidade. Na parábola que ele conta ele mostra: Deus sempre nos dá uma chance, nos alimenta e nos ama.
Quaresma é tempo favorável, tempo de chegarmos até Deus e nos arrepender!
Deus é paciente e nos espera!
Que nessa semana possamos aprender e saber esperar e dar chance! Que nos abramos a misericórdia de Deus e que também possamos ser misericordiosos uns com os outros!

Homilia Pe. Matheus
20.03.2022

Transcrita por Lesciane Mael

(Dia a dia com o Evangelho 2022)

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.YjaN4OrMLIU