7º DO TEMPO COMUM

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).

Bendigamos o Senhor bondoso e compassivo, que nos convida à experiência e à prática do seu amor. Ele nos propõe a superação do espírito de ódio, intolerância e vingança para darmos lugar ao perdão e ao bem, sem nada esperarmos em troca. Acolhendo seus ensinamentos, faremos de nossa vida um reflexo do coração misericordioso do Pai.

Eu vos dou este novo mandamento, / nova ordem, agora, vos dou; / que também vos ameis uns aos outros, / como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34). –

Evangelho: Lucas 6,27-38

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam.

 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.

 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Palavra da salvação.

Reflexão:

7º DOMINGO DO TEMPO COMUM

A palavra de Deus no apresenta a parte mais rica do novo testamento: fazer aos outros aquilo que gostaria fizessem a você!
Jesus nos pede pra que: amemos os nossos inimigos, não julguemos, perdoemos…
O fato de Jesus vir ao mundo foi o ato mais desprendido do amor de Deus! Amar quem gostamos é fácil, mas Jesus nos faz refletir sobre qual a recompensa que teremos com as nossas atitudes… temos que fazer sem esperar NADA EM TROCA!
Com as nossas forças não conseguimos realizar tais coisas, mas quando nos aproximamos do Cristo Ele nos dá força! Força para aprender e nos converter pra o bem. Jesus não só pediu, mas ele VIVEU esse amor, essas ações que Ele nos pede é que está na Lei, Ele é nosso exemplo, mostra-nos que é possível!
Jesus nos desafia a praticar e a viver o AMOR!
Um item que destaco na leitura de hoje é sobre o julgamento. somos bons pra condenar, apontar… e lembramos da vida de Cristo quando Jesus acolhe a pecadora… Ele olhou, fez o povo e a mulher refletir sobre quem somos nós para condenar. Quando nós julgamos corremos o risco de sermos injustos. Nossa visão é parcial… só Deus tudo conhece conhece! Ele o nosso coração, nossas verdadeiras intenções.
No evangelho de hoje somos convidados a AMAR, e no amor construirmos o diálogo, a escuta, a correção fraterna a fim de que possamos crescer juntos e construir relações saudáveis e que fazem a diferença!
Homilia Pe. Matheus 20.02.2022

Transcrita por Lesciane Mael

(Dia a dia com o Evangelho 2022)

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.YhIaMujMLIU