6º DO TEMPO COMUM

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

O domingo das bem-aventuranças nos lembra que somos felizes por depositar nossa confiança em Deus e nossa esperança em Jesus. Desejamos a verdadeira felicidade, mas nem sempre fazemos as escolhas que nos conduzem a ela. Busquemos a proteção do Senhor, nosso rochedo e abrigo, a fim de nos mantermos no caminho do seu Reino

Evangelho: Lucas 6,17.20-26

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ficai muito alegres, saltai de alegria, / pois tendes um prêmio bem grande nos céus. / Ficai muito alegres, saltai de alegria, / amém! Aleluia, aleluia! (Lc 6,23) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, 17Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 20E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.

– Palavra da Salvação.

Homilia Diácono Caetano

Hoje Jesus Cristo nos convida para sermos felizes!
E nós vemos nas leituras esse convite.
Por isso aquele povo o procurava e Jesus ensinava o povo. Nas bem aventuranças ele traz a esperança e nos alerta pois muitas vezes somos dominados pelo prazer, atraídos por aqueles que nos oferecem dinheiro, status mas Jesus nos mostra qual a verdadeira felicidade! O dinheiro nos ajuda, mas não é ele que traz a felicidade… quem traz a verdadeira felicidade é Deus! Sem Ele não somos nada! É Deus quem faz essa promessa! Na missa vivemos um grande momento em que Deus se entrega a nós na Eucaristia. Por isso, quando comungamos seu corpo eu sou CHAMADO A SER FELIZ! A ser mais santo!
E temos que tomar mais um cuidado… quando vamos embora para casa após a missa… será que eu prego o amor? Transmito a alegria, a graça, o perdão?
Que na nossa caminhada possamos perceber o Cristo no nosso irmão, graça essa recebida em nosso batismo!
Temos que ter fé! Temos que transmitir a alegria do Cristo ressuscitado e acreditar nessa ressurreição!

Que durante essa semana possamos multiplicar e mostrar nosso exemplo de fé e amor!

Homilia diácono Caetano 13.02.2022

Transcrita por Lesciane Mael