Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).
Na Eucaristia fazemos experiência da bondade e da santidade de Deus. O Senhor continuamente nos chama e nos envia a avançar para águas mais profundas, a fim de lançarmos as redes em seu nome, com fé, criatividade e amor sempre renovado. Demos graças a ele, porque nos ouve e nos reúne como família para celebrar.
“Vinde após mim!”, o Senhor lhes falou, / “e vos farei pescadores de homens” (Mt 4,19)
Evangelho: Lucas 5,1-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. – Palavra da salvação.
Reflexão
A palavra/liturgia de hoje nos convida a mergulhar no sentido da nossa VOCAÇÃO.
Temos um mês destinado a essa reflexão (agosto) mas pensemos hoje: O QUE É VOCAÇÃO?
É quando Deus chama e o ser humano responde, ou seja, é o chamado de Deus e a resposta do Homem.
Pensemos hoje quando nos sentimos tocados por Deus. Você consegue lembrar? Cada um tem a sua experiência que é importante sobre esse CHAMADO.
Na Primeira Leitura vemos a experiência de Isaias que responde prontamente a Deus dizendo “Eis-me aqui Senhor! Aqui estou.” Isaias reconheceu sua pequenez, mas reconheceu também a grandeza, a graça de Deus. A fé só é possível pra quem reconhece a sua miséria, sua pequenez. Quando reconhecemos a nossa miséria, reconhecemos a graça de Deus.
Vemos também a história de Pedro, pescador experiente que abriu seus ouvidos e seu coração para ouvir a voz de Deus e naquele momento fez a maior pesca da sua vida.
Destacamos três pontos importantes no evangelho de hoje:
- O LUGAR: A BARCA – onde Jesus pregava? Em uma BARCA. A barca simboliza a IGREJA, lugar onde ressoa a voz de cristo. Nós somos a multidão que vai até o lugar para ouvir o Cristo, pecadores que caminham para a mudança, para o crescimento. Deus não quis fazer nada sozinho! Ele quis depender de nós! Ele quis nos incluir na sua messe, nos seus planos.
- DIA DA SEMANA – Jesus fala em um dia de trabalho. Quer nos lembrar que não existe “dia” especial para ouvir a palavra de Deus, mas que TODOS os dias é dia de refletir e acessar e transmitir a palavra de Cristo
- MAR – O mar simboliza as forças do mal, e Jesus fala a Pedro: “vos tornarei pescador de homens”. Naquele momento jesus nos dá a graça de ajudar os outros a saírem desse mar, de lugares que não fazem bem, ou seja, somos convidados a partilhar a luz do Cristo àqueles que ainda vivem não vivem na graça.
Hoje Deus TE CHAMA a ser melhor e ajudar os outros! “Avancem para águas mais profundas” “sejam pescadores de homens” !
E como faremos isso? Ouvindo a SUA VOZ! Se assim fizermos, faremos uma “pesca milagrosa”
Nessa semana convido vocês a lembrar qual o chamado de Deus que mudou a sua vida e que te traz lembranças boas e a agradecermos a Deus pelo cuidado e carinho!
Partilhe conosco nas nossas redes sociais a sua experiência de chamado!
Homilia Pe. Matheus 06.02.2022
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-dia2ria/6-domingo-4/