6º DA PÁSCOA

09 de Maio de 2021

Evangelho: João 15,9-17

Quem me ama realmente guardará minha palavra, / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Reflexão:

A prática do amor fraterno é como uma chave mestra que abre todas as portas, no campo espiritual. De fato, Jesus afirma: “Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor”. E define, no singular, qual é seu grande mandamento: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei a vocês”. Ao amar o próximo, temos a garantia de sermos amados por Jesus, que por nós deu sua maior prova de amor: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. Jesus então nos considera amigos e se faz nosso constante guia e inspirador: “Fui eu que escolhi e orientei vocês, para que vão e deem fruto”. E, enfim, favorece nosso acesso a Deus Pai, que nos dará tudo o que nos for necessário: “Qualquer coisa que vocês pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes dará”.

Oração


Senhor Jesus, quão profundo é teu amor por nós. Afirmas: “Da forma que meu Pai me amou, eu também amei vocês”. Esclareces ainda o modo mais completo para te amar, ou seja, amando-nos uns aos outros. Ensina-nos, Senhor, a te amar de todo o coração e a amar o próximo como tu nos amas. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2021 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.YJe6LrVKjIV